sexta-feira, 16 de junho de 2017

Aves de África IV (Rapinas e limícolas)

foto: Benji Vanbaelenbergue
Águia-pesqueira- Africana (Haliaeetus vocifer)
Esta espécie é da família Haliaeetus e portanto, é de uma família diferente da águia-pesqueira que normalmente nos visita. No entanto, e tal como esta, ela é piscívora e tem a cabeça branca o que ajuda imenso na sua identificação. Ela apresenta uma plumagem branca na cabeça, cauda e peito e preta no resto do corpo. O bico é amarelado e curvo, apropriado para rasgar a carne. Apesar do seu nome em latim significar “águia do mar ela gosta de locais com água doce como, lagos, rios e estuários. Os machos podem atingir os dois metros de envergadura. Outros nomes: Pigargo-africano, Águia-pescadora- Africana (P); African Fish Eagle (GB); Pigargo Vocinglero (E); Pygargue vocifer (F).


foto: Ben Porter
Águia-de-penacho (Lophaetus occipitalis)
Esta espécie é da família Accipitridae e é residente. Gosta mais de locais arborizados como orlas das florestas mas também locais perto de rios e lagoas. É uma rapina diurna que caça sobretudo roedores. As suas características mais visíveis são o penacho na parte de trás da cabeça e o olho amarelo. Outros nomes: Long-crested Eagle (GB); Águila Crestilarga (E); Aigle huppard (F). 



foto: Ben Porter
Borrelho-de-tripla-coleira (Charadrius tricollaris)
Esta limícola é residente e como as outras limícolas alimenta-se de invertebrados que podem estar enterrados em lodo ou areia, por essa razão gostam de zonas húmidas. A particularidade desta espécie é ter três coleiras pretas no pescoço, duas pretas e uma branca no meio. O bico é laranja-avermelhado com preto na ponta, o olho tem um anel vermelho a rodeá-lo e a cabeça é branca e preta. Outros nomes: Borrelho-de-três-golas (P); Three-banded Plover (GB); Chorlitejo Tricollar (E); Pluvier à triple collier (F).

Sem comentários:

Enviar um comentário